quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Hoje, 10 de Setembro, é dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Você também pode ajudar!

Hoje, 10 de Setembro, é dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Vamos falar um pouco sobre isso?!

Já viu uma pessoa que está super bem, se sentindo realizada profissionalmente e pessoalmente, que não tenha alguma problema psicológico, não esteja doente, triste, ou coisas do tipo... se suicidar??? Eu sinceramente nunca vi.

Quem se faz/tenta isso é pq não está bem, existe algum problema por trás disso. Seja uma depressão, perda de um ente querido, diagnóstico de uma doença grave, problemas financeiros e outros inúmeros problemas. Cada um reage de uma forma diante das dificuldades, nem todos estão preparados para lutar e superar.

Há muito preconceito contra essas pessoas, mas não devemos julgar, não sabemos como seria nossa reação se estivessem em seu lugar.

Ao invés disso, devemos ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades. Observarmos aqueles que nos rodeiam e ao percebermos qualquer mudança comportamental neles, mesmo que uma simples tristeza, acolhermos com palavras de carinho.

Com pequenos gestos podemos trazer conforto a um coração. Transmitirmos tranquilidade e a sensação de tudo ficará bem.
E se isso não for suficiente, então ajudarmos essa pessoa a buscar ajuda de um Profissional.

Isso não nos custa nada e pode fazer toda a diferença. .Inclusive prevenir uma tragédia como essa (suicídio).

E a quem está se sentindo mal... triste, perdido, sem esperança. Não tenha medo de se "abrir" com algum familiar ou amigo. Ou até mesmo procurar um Profissional.
Há situações que nos tiram do controle, que nos desesperam, sentimos sem "saída". E muitas vezes, até nossa Fé fica abalada.
Mas tenha certeza de uma coisa, você é muito mais forte do que imagina, e irá superar tudo isso. E buscar ajuda não é vergonhoso, pelo contrário, mostra o quanto vc é forte e quer lutar. Dê este primeiro passo, e quando menos esperar, vc verá aquela "luz no fim do túnel".

Se você concorda, compartilhe, para que outras pessoas também possam parar e refletir sobre esse assunto. E assim também ajudarmos na prevenção de novos caso de suicídios.



Nenhum comentário :

Postar um comentário