quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Significado do Nome Andréia / Andréa


Andréia é um nome feminino que é muito utilizado em língua portuguesa. O nome Andréia possui ainda a variante ortográfica Andrea. Ambas as formas podem receber acento agudo sobre a letra “e”: Andréia e Andréa.
significado do nome Andréia é: “extrema feminilidade”, “poderosa”, “delicada”.


O nome Andréia chega à língua portuguesa a partir de um nome masculino italiano: Andrea. É provável que, por terminar com a letra “a”, os falantes de português tenham presumido que Andrea era um nome feminino. Apesar da feminização do nome em português, é possível ainda encontrar homens italianos que tem o nome de Andrea, como o cantor Andrea Bocelli, o que prova que um fenômeno não anulou o outro. Assim, é possível dizer que a variante Andrea é um nome unissex, ou seja, que pode ser usado para ambos os gêneros.

O nome italiano Andrea, que deu origem a Andréia, é uma dentre as muitas formas variantes do nome André, ambos são nomes derivados do grego Andreas. Andreas é um nome masculino que surge a partir de um substantivo grego: ανηρ (aner), que quer dizer homem e é a forma do genitivo de ανδρος (andros). Sendo assim, o significado do nome André é  “masculino”, “viril”, “másculo”.

O nome Andréia, por ser uma versão feminina derivada do nome Andreas, não pode ter o mesmo significado, porque a virilidade é uma característica que está intrinsecamente relacionada ao sexo masculino. O significado do nome Andréia é, portanto, apenas equivalente: se Andreas é um nome que representa a masculinidade, o nome Andréia está relacionado às características que são intrinsecamente femininas.

A pessoa que se chama Andréia, caso viva sua vida inspirada pelo significado de seu nome, será uma mulher extremamente feminina e delicada. Isso, porém, não quer dizer que Andréia seja boba, inocente ou ingênua: Andréia é uma mulher guerreira e poderosa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário